1. Cistoscopia é um exame essencial da urologia
Utilizado para avaliar a bexiga e a uretra, com a cistoscopia, o médico consegue identificar possíveis anomalias nos terminais dos ureteres.
Há duas modalidades deste exame: a cistoscopia flexível e a rígida. A cistoscopia é indicada para detecção de distúrbios nas vias urinárias, diagnóstico de tumores na bexiga e uretra, detecção de infecções e cálculos na bexiga.
2. Urofluxometria é vital para a detecção de problemas relacionadas a urologia
Indicado para avaliar as características do fluxo urinário, o exame mede e relaciona o tempo de duração da micção e o volume expelido. Assim, é possível visualizar os diversos aspectos relacionados às funções da uretra e da bexiga.
O exame é solicitado quando o paciente relata dores pélvicas, em geral, dores ao urinar, incontinência urinária, aumento de micções, vontade súbita de urinar, dificuldade em esvaziar a bexiga ou em casos de infecção urinária.
3. Avaliação Urodinâmica é um eficiente exame da urologia
Quando há a necessidade de avaliar as reais condições funcionais do trato urinário baixo, este exame é fundamental. Com o estudo urodinâmico, avaliamos as várias fases da produção, transporte, retenção e eliminação da urina.
Com a avaliação urodinâmica o urologista também consegue identificar distúrbios no mecanismo de armazenamento de urina na bexiga, assim como seu funcionamento de uma maneira mais ampla.
4. Biópsia de próstata é um exame fundamental da urologia
Procedimento ambulatorial que avalia fragmentos do tecido prostático, para identificar anomalias que possam levar ao câncer de próstata. Geralmente, é solicitado quando o paciente apresenta altos níveis de PSA no sangue, ou quando o toque retal e outros exames indicam uma próstata com tamanho avantajado.
Vem sofrendo com dificuldades ao urinar, dores pélvicas ou outros sintomas associados ao trato urinário? Agende sua consulta com a nossa equipe, poderemos ajudá-lo a recuperar sua qualidade de vida!
Acesse o SAIBA MAIS e nos acompanhe nas redes sociais!