O tratamento psicológico é uma importante base para a saúde de um paciente. Um tratamento psicológico oferece ferramentas emocionais que favorecem o fortalecimento do paciente com suas questões e assim conquiste melhor qualidade de vida. Aqui, separamos 4 transtornos controlados com a psicologia.
Você irá entender mais sobre esses problemas que tiram muito da autonomia e limita o dia a dia de um paciente que necessita de tratamento psicológico, bem como, irá entender como o tratamento psicológico pode ajudá-lo a se reerguer.
É muito importante nos conscientizarmos sobre o impacto positivo do tratamento psicológico na vida de todos nós. Afinal, o tratamento psicológico auxilia tanto no controle de transtornos mentais, como na prevenção dos mesmos.
Portanto, confira abaixo 4 transtornos controlados com a psicologia e como o tratamento psicológico promove uma recuperação completa do bem-estar desses pacientes.
1. Transtorno de ansiedade é frequente no tratamento psicológico
A ansiedade é um dos transtornos psicológicos mais conhecidos dentre todos os distúrbios, e um dos principais motivos que levam pessoas a procurar tratamento psicológico.
A ansiedade, como muitos dizem ter, é apenas um sentimento (muito comum e frequente) e, na maioria das vezes, não há motivos para preocupação. Os problemas surgem quando esse sentimento interfere no seu dia a dia ou no desempenho de atividades comuns. Aí que entra o tratamento psicológico.
O transtorno de ansiedade é um distúrbio sério, e não deve ser levado com negligência. Os sintomas da ansiedade são fortes e influenciam negativamente no cotidiano desse paciente.
Com o tratamento psicológico, é possível reeducar os pensamentos do paciente de maneira que ele racionalize melhor a preocupação exagerada, e a origem de tamanha pressão que o “trava” no seu dia a dia.
Por meio da conversação e outras técnicas, colocamos o paciente sob a própria perspectiva para que o próprio encontre razões, motivos e soluções para a ansiedade.
2. Depressão é um grande mal que pode ser controlado com tratamento psicológico
A depressão se tornou cada vez mais frequente no debate em sociedade. Devemos considerar que os famosos na mídia deram relevância ao tema, o que é de extrema importância para a conversa em relação à doença e seu tratamento psicológico.
A depressão nada mais é que um estado de humor deprimido que pode durar por muito tempo, sendo os sentimentos principais a tristeza e a perda do interesse em atividades comuns.
Ou seja, o indivíduo se fecha para suas relações e atividades que antes lhe traziam prazer e bem-estar. É algo que vem sem avisar e, por conta de inúmeros tabus envolvendo a doença, sem o tratamento psicológico adequado, pode trazer consequências fatais.
Tristeza e depressão não são sinônimos, reforçando a importância do tratamento psicológico para auxiliar o paciente a se recuperar desse sentimento sem fim de desesperança.
3. A esquizofrenia também possui tratamento psicológico para o seu controle
A esquizofrenia é um transtorno psicótico em que o paciente passa por alguns distúrbios relacionados à linguagem, ao pensamento (negativos, claro), percepções e assim por diante.
Esse distúrbio pode ser reconhecido logo na fase da adolescência, indo para o início da fase adulta, mas os seus sinais são perceptíveis até na infância. Lembre-se de que esse transtorno tem diferentes níveis. Quanto antes notar os sinais e iniciar o tratamento psicológico, melhor.
Assim, o profissional que faz esse acompanhamento e aplica um tratamento psicológico específico para o caso do paciente, oferece a chance de que ele se desenvolva com melhor qualidade de vida.
4. Distúrbios alimentares são muito procurados para tratamento psicológico
Questões estéticas de padronização corporal e a cobrança por atender a essas demandas meramente criadas pelo consumismo e a venda de um estilo de vida, dito como “saudável”, acabam criando questões na cabeça de muitas pessoas, descambando para um transtorno ou distúrbio alimentar.
As mais afetadas, invariavelmente, são as mulheres, por serem mais cobradas esteticamente. Os transtornos alimentares recebidos por tratamento psicológico são os mais variados, desde anorexia, bulimia, até mesmo obesidade.
Para esses pacientes que procuram o tratamento psicológico, evidenciam um fato: há uma grande distorção de autoimagem, provocando comportamentos e ações em relação à alimentação.
Todos temos um ponto de equilíbrio que permite uma realidade de maior saúde no nosso dia a dia e devemos respeitar esse limite. O tratamento psicológico ajuda no melhor entendimento desse fato, auxiliando o paciente a recuperar a boa relação com a alimentação e consigo mesmo.
Identificou-se ou identificou alguém que você conheça que necessite de tratamento psicológico? Então agende agora uma sessão com a nossa equipe! Acesse o SAIBA MAIS e nos acompanhe nas redes sociais!