Visualizações 1.160
Entre muitas dúvidas que orbitam o assunto cirurgia bariátrica, talvez uma das principais seja se a cirurgia bariátrica é segura.
É uma dúvida muito válida, diante do mar de informações e desinformações, na qual estamos todos envolvidos, ainda mais sobre um tema cada vez mais debatido e discutido.
A realidade é que a cirurgia bariátrica não é um procedimento novo. Sendo assim, se trata de uma cirurgia altamente estudada, em constante desenvolvimento e aprimoramento de suas técnicas, trazendo à nossa era moderna uma operação com altas taxas de sucesso.
Atualmente, a taxa de mortalidade da cirurgia bariátrica se encontra, aproximadamente, em 0,2%. Tal índice diminuto se justifica pelos avanços nas tecnologias e métodos envolvidos na sua realização.
Abaixo, trazemos alguns exemplos das técnicas mais modernas e mais aplicadas hoje em dia na realização da cirurgia bariátrica. Confira:
Videocirurgia é uma das técnicas mais empregadas na cirurgia bariátrica
A videocirurgia por si só, já figura um enorme avanço na realização da cirurgia bariátrica, pois, já vem depois de outra grande inovação anterior, a laparoscopia.
Na videocirurgia, é feito cerca de 4 a 5 furos no abdômen do paciente que irá passar pela cirurgia bariátrica. É por esses furos que são introduzidos cânulas que auxiliam no corte e remoção da porção do estômago.
Além disso, uma cânula especial com uma microcâmera acoplada em sua ponta também é inserida no interior do paciente. Esse fator é essencial, afinal, é o que possibilita uma melhor visualização do procedimento por uma tela, com imagens em alta definição.
A videocirurgia, de certa forma, acabou substituindo por completo a necessidade de cirurgias abertas para procedimentos eletivos como a bariátrica. Seu tempo de cirurgia é reduzido, há menos ou nenhuma presença de cicatrizes pós-operatórias, e menores riscos de cortes e hemorragias.
Cirurgia robótica é a nova sensação da cirurgia bariátrica
Mal nos acostumamos com a ideia da videocirurgia, e agora contamos com outra possibilidade de cirurgia que ajudou a reduzir ainda mais significativamente as taxas de mortalidade da cirurgia bariátrica.
É a cirurgia robótica. Nela, os furos da videocirurgia também são feitos no abdômen do paciente, onde são introduzidos os mesmos aparatos para a realização da bariátrica, com um porém: no lugar dos braços do médico-cirurgião, utilizamos braços mecânicos.
Pode haver uma confusão aqui: não, o procedimento não é feito inteiramente por um robô. No caso, o médico-cirurgião que fará a cirurgia bariátrica é um especialista que realizou uma habilitação para a realização da cirurgia robótica. Ainda é o médico quem comanda o procedimento.
Porém, ao invés de ficar sobre o paciente, ele comanda os braços mecânicos por um joystick, contando com um sistema que reduz drasticamente tremores e possíveis erros humanos na realização de uma cirurgia tão complexa quanto a bariátrica.
Dessa forma otimizamos ainda mais o tempo de operação, garantindo uma rápida recuperação pós-operatória do paciente que passou pela cirurgia bariátrica, diminuindo a incidência quase por completo de sangramentos, cortes, hemorragias e até cicatrizes.
Quer saber mais sobre as possibilidades da bariátrica? Então entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta agora!
Acesse o SAIBA MAIS e nos acompanhe nas redes sociais!