Ter o pleno entendimento do que esperar em uma consulta, seja com qualquer especialista, é essencial para se sentir à vontade e confiante, seja em tratamentos ou pelo simples, porém importante, ato de prevenção. Aqui, explicamos como é a consulta com o (a) ginecologista.
Tema esse de suma importância para a saúde feminina que tem como principal meio de diagnóstico de doenças e condições precocemente, a realização do chamado preventivo com o(a) ginecologista.
Nele, o profissional pode realizar diferentes tipos de exames que visam auxiliar a paciente a compreender por completo o seu quadro de saúde, bem como fazer a identificação de possíveis alterações e, assim, iniciar o tratamento imediato, a fim de remediar complicações.
Alguns dos principais exames que podem ser feitos na consulta de ginecologia, são:
Exame de toque vaginal é realizado na consulta com o(a) ginecologista
É realizado para analisar principalmente a vagina, o colo e o corpo do útero.
O (a) ginecologista examina o interior da vagina e, simultaneamente, coloca a outra mão sob o abdômen. Assim, pode sentir o colo do útero, e por meio de movimentos de ambas as mãos examinam-se o útero, as trompas e os ovários.
É essencial para o diagnóstico de endometriose e doença inflamatória pélvica. Mulheres virgens não podem realizar esse exame.
Exame especular pode ser feito na consulta com o (a) ginecologista
Com um espéculo no canal vaginal, avalia-se a cor e aspecto da vagina e do colo do útero (procurando por lesões, inflamações, etc.); presença de corrimento; e presença de hemorragias. O ideal é utilizar um espéculo descartável.
O papanicolau é um dos exames mais importantes realizados pelo(a) ginecologista
Com o material colhido no Papanicolau, analisam-se células da vagina para detectar inflamações, displasias e doenças como HPV e o câncer de colo do útero.
No exame, o médico (a) coleta o material (células e secreções) e encaminha para um laboratório.
Além desses exames, a (o) ginecologista pode pedir ainda outras análises a fim de conferir seus níveis hormonais e iniciar tratamentos específicos para a reposição, e aliviar sintomas de desconfortos causados por alterações nesses casos.
Ainda não fez seu preventivo este ano? Que tal aproveitar para agendar sua consulta com a nossa ginecologista? Entre em contato e fale com a nossa equipe! E acesse o SAIBA MAIS e nos acompanhe nas redes sociais!