Depressão, sem dúvida alguma, é um dos maiores problemas a serem enfrentados pela saúde nesses nossos tempos. Existem ainda muitas dúvidas a respeito da doença e como saber quando é necessário buscar ajuda psicológica. Por isso, criamos este artigo em que explicamos como é feito o tratamento de depressão e quando procurar ajuda clínica.
A depressão é uma doença que toma conta por completo das ações do indivíduo, limitando suas ações, relacionamentos, tomadas de decisão e motivação para seguir com a vida diariamente.
É completamente diferente de um simples sentimento de tristeza, é algo gerado por alterações hormonais que “cortam” o prazer do paciente por atividades que antes eram prazerosas.
Sintomas da depressão para ficar atento
A depressão é uma condição psiquiátrica que afeta, sobretudo, o humor. A pessoa depressiva sente constante tristeza, desesperança e impaciência. Dependendo da gravidade do quadro depressivo, ela pode se tornar apática e deixar de ter conexão direta com as suas emoções.
Além disso, existem outros sintomas de depressão que podem indicar a necessidade do início de um acompanhamento psicológico, como, por exemplo:
- Insônia;
- Modificações no apetite;
- Sentimento de desesperança;
- Pensamentos negativos;
- Baixa autoestima;
- Desânimo constante;
- Desinteresse em passatempos e atividades;
- Isolamento social;
- Irritabilidade;
- Pensamentos suicidas;
- Sensação de abandono;
- Ansiedade;
- Falta de concentração;
- Cansaço;
- Sonolência;
- Dores musculares;
- Oscilação de humor;
- Enxaqueca;
- Sensação de “vazio”.
Quais as possibilidades de tratamento psicológico para a depressão?
Mesmo sendo um assunto cada vez mais tratado entre as pessoas, na mídia, redes sociais e assim por diante, a depressão e seu tratamento ainda suscitam muitas dúvidas entre as pessoas.
Como é feito o tratamento de depressão, por quanto tempo deve ser realizado, quem pode fazer, etc. De maneira geral, não existe limite de idade para iniciar um tratamento psicológico, existem técnicas e métodos que auxiliam diferentes faixas etárias em diferentes contextos de vida.
Independente da idade, a pessoa depressiva deve buscar tratamento adequado e, de preferência, o mais rápido possível. Abaixo, separamos alguns dos principais métodos de tratamentos para depressão:
- Psicoterapia: psicoterapia é considerada um dos métodos mais eficientes para tratar a depressão. O psicólogo recorre a técnicas que se encaixam com o perfil de cada paciente. A livre expressão é incentivada. Isso significa que os pacientes podem falar sobre o que quiserem e por quanto tempo quiserem. Os principais objetivos do tratamento para depressão são descobrir as razões da infelicidade da pessoa depressiva e estimular uma mudança de pensamentos. Assim, ela conseguirá controlar as suas emoções e recuperar o controle de sua vida.
- Medicamentos psiquiátricos: pessoas cuja depressão é considerada leve ou moderada podem se beneficiar unicamente da psicoterapia. Quadros mais graves, como a depressão profunda, podem exigir tratamento multidisciplinar. Em outras palavras, uma combinação de medicamentos antidepressivos com sessões de terapia regulares. No caso, psicólogos não receitam esses medicamentos, sendo necessário a indicação de um médico psiquiatra para esse tipo de prescrição.
- Terapia Cognitivo-Comportamental: segundo essa abordagem psicológica, a depressão resulta de uma forma negativa de pensamento. A pessoa deprimida interpreta acontecimentos, falas e ações com base em crenças e pensamentos negativos. Assim, combater a depressão significa modificar a maneira como a pessoa interpreta o mundo.
Ao longo do processo do paciente, e das necessidades do seu quadro, é possível associar diferentes técnicas psicoterapêuticas, de maneira a atender às suas necessidades.
Não há um tempo exato para o fim do tratamento. Pessoas ficam anos na terapia, o que não quer dizer algo negativo, mas sim, pessoas conscientes da necessidade de procurar auxílio especializado para melhor lidarem com questões relacionadas aos mais diferentes aspectos da vivência humana.
Tem vontade ou deseja tirar mais dúvidas sobre como ocorre o acompanhamento psicológico? Então agende uma sessão com o nosso profissional e traga suas questões!
Acesse o SAIBA MAIS e nos acompanhe nas redes sociais!