Uma das maiores dificuldades de pessoas que querem, ou precisam mudar seus hábitos alimentares, é entender como é possível iniciar uma nova nutrição alimentar e como mantê-la. Pensando nisso, elaboramos este artigo em que explicamos como ter uma boa nutrição alimentar.
A partir daqui, você terá acesso a dicas simples e adaptáveis a sua rotina para de fato desenvolver uma lógica de nutrição alimentar de maior qualidade para a sua saúde.
O nosso bem-estar se inicia pelo que colocamos no prato, portanto, atenção a essas dicas sobre como conquistar e manter uma boa nutrição alimentar!
Alimente-se devagar para uma boa nutrição
Comer rápido demais nos deixa com a sensação de peso, estufamento, sono e faz com que comamos mais do que o necessário também, prejudicando sua nutrição alimentar.
Para evitar isso, desligue aparelhos durante as refeições, pois podem disparar a ansiedade e fazer você comer depressa e sem prestar atenção ao que come.
E, sempre que possível, almoce na companhia de alguém, para conversar e saborear a comida, fazendo sua refeição mais agradável.
No mínimo, beba 2 litros de água por dia para uma nutrição de qualidade
Precisamos de água, pois nosso sangue é composto por 90% dela, e nosso corpo pode variar entre 50% e 75%, então cada vez que perdemos líquido, é essencial repor.
Além disso, a água faz uma limpeza em todo nosso organismo, hidratando nossa pele, e ajudando no transporte de vitaminas e minerais para todas as células do nosso corpo, potencializando a sua nutrição.
Para desenvolver uma boa nutrição, diminua os níveis de açúcar na sua dieta
O açúcar refinado é um composto proveniente da cana-de-açúcar, porém, toda a parte boa dele é retirada, sobrando apenas as calorias.
Reduzir é deixar de ingerir uma quantidade de calorias desnecessárias para nosso organismo, estimulando uma melhor nutrição alimentar. Procure também substituir a versão refinada por açúcar mascavo, por exemplo, que não passou pelo processo de refinamento e ainda mantém os valores nutricionais.
Prefira alimentos integrais e orgânicos ao seu cardápio diário para uma melhor nutrição
Prefira as opções integrais do macarrão, arroz, pão, etc., que ainda preservam os nutrientes naturais. E atente-se para não ser enganado, afinal, o único tipo de farinha na lista de ingredientes do produto deve ser “Farinha de Trigo Integral”. Se tiver outro tipo de farinha de trigo, o produto não é 100% integral.
Além disso, sempre que possível, opte por alimentos produzidos sem a utilização de agrotóxicos e conservantes, substâncias maléficas para o nosso organismo.
Caso não seja possível encontrar nestas versões, ao escolher frutas, verduras e legumes, pense em como você as encontraria se estivesse pegando direto do pé. Se oferecerem a você um tomate muito vermelho, muito redondo, de casca lisa e brilhante, desconfie!
Sente que uma ajuda profissional irá lhe proporcionar um melhor direcionamento da sua nutrição? Agende sua consulta pelo site! E acesse o SAIBA MAIS e nos acompanhe nas redes sociais!