O que o urologista trata, pode não parecer, mas ainda é uma dúvida muito comum entre pacientes. E o não entendimento da atuação dessa área, causa muita desinformação e falta de conscientização da necessidade de manter visitas regulares a esses profissionais.
Por isso, preparamos este artigo em que vamos explicar mais sobre as funções do urologista, quais doenças ele trata, além de exames que você pode realizar com esse especialista.
Temos certeza que, ao esclarecer o porquê da importância do urologista, você não vai pensar duas vezes para agendar uma consulta.
Portanto, siga lendo para conhecer mais sobre o urologista e os benefícios de consultar com ele!
O que faz o urologista e qual sua especialidade?
O urologista é responsável pelos cuidados de toda a parte do trato urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra) e dos órgãos do aparelho reprodutor masculino (próstata, uretra, pênis, canais deferentes, bolsa escrotal e testículos).
Diferente do que muitos pensam, por associar o urologista muito a saúde masculina, o urologista também atende mulheres.
Nesse cenário, o profissional urologista examina pacientes com quadro de incontinência urinária, infecção urinária, pedras nos rins e tumores que afetam o trato urinário.
Quando devo me consultar com o urologista?
Consultar o urologista depende de alguns fatores. Se não há sintomas, o homem, por exemplo, deve ir a partir dos 50 anos, mas caso tenha algum quadro na família de câncer de próstata e/ou for da raça negra, é recomendado procurar o médico a partir dos 45 anos.
Nos casos em que há sintomas que envolvam os órgãos do sistema urinário, masculino e feminino, e órgãos do sistema sexual masculino, o urologista deve ser consultado o quanto antes para análise.
Hoje em dia, há um maior estímulo para procurar a consulta com o urologista desde a adolescência, com o intuito de informar e orientar sobre as doenças venéreas, higienização do órgão sexual e os cuidados que se deve ter na parte sexual.
Que doenças o urologista pode tratar?
O urologista é habilitado para o tratamento de qualquer doença que acomete o trato urinário, masculino e feminino, e reprodutor masculino. A visita ao urologista é essencial, servindo também como uma forma preventiva de doenças e para o diagnóstico delas.
O urologista também cuida da queda hormonal do homem a partir de certa idade, avaliando a necessidade de reposição hormonal, problemas de ereção e da vida sexual masculina. Outros quadros mais simples que os urologistas cuidam são fimose e pacientes que realizaram, ou desejam realizar a vasectomia. Entre outras doenças que o urologista trata, podemos citar ainda:
Doenças da próstata tratadas pelo urologista
Alguns exemplos de doenças que acometem a próstata trata, são:
- Hiperplasia Benigna da Próstata: HPB é uma doença comum, que afeta um em cada cinco homens entre 50 e 60 anos e é caracterizada pelo aumento da próstata. Para alguns pacientes, isto não trará problemas, para outros, será necessário cuidar com maior atenção, pois em alguns casos ocorre a compressão da uretra causando prejuízo às micções, dificultando a saída da urina, causando obstrução, acúmulo de urina nos rins e insuficiência renal, além de infecção urinária.
- Prostatite: doença inflamatória que os sintomas e tratamento dependerá de cada caso. Os tipos de prostatite são separadas em: bacteriana aguda e crônica, não bacteriana e prostatodinia.
- Câncer de próstata: se desenvolve especialmente em pessoas acima dos 50 anos, podendo ser diagnosticada a partir do exame de próstata. A chance de cura são altas ao ter um diagnóstico precoce e um tratamento inicial rápido.
Doenças na bexiga que o urologista trata
- Cistite: inflamação urinária que causa uma dor intensa e é tratada por antibióticos. Os sintomas principais são: ardência ao urinar, febre, dores na bexiga e necessidade de urinar com frequência.
- Incontinência urinária: ocorre com o aumento da pressão na bexiga, comum na gravidez, ou com a flacidez dos músculos e fibras do assoalho pélvico, devido a fatores como idade, quantidade e tipos de parto, etc. O tratamento pode diferir em cada caso, envolvendo fisioterapia com exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, remédios, tratamentos com laser vaginal e, até mesmo, cirurgia.
- Câncer de bexiga: essa doença pode ser separada em superficial, quando se limita ao revestimento da bexiga, e invasiva nos casos que as células cancerígenas invadem a parede muscular e disseminam-se até os órgãos próximos ou gânglios linfáticos.
Cálculo nos rins (Pedra nos rins) é tratado pelo urologista
O cálculo nos rins ocorre por fatores hereditários, mas também por baixa qualidade na alimentação. Os sintomas são: dor ao urinar, dor nas costas (na altura dos rins), sangue na urina, diminuição do fluxo urinário, necessidade de urinar com mais frequência, náuseas e vômitos.
Dependendo do tamanho e composição dos cálculos, o tratamento pode ser feito com medicamentos para alívio da dor e a eliminação espontânea através da ingestão de líquidos e medicamentos, outros casos fragmentação do cálculo por ondas de choque (litotripsia) e, em último caso, cirurgia.
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são tratadas também pelo urologista
As IST’s podem surgir em diversas formas, quando ocorre a contaminação por contato sexual, podendo ser evitado com o uso de preservativo. Algumas dessas doenças tratadas pelo urologista, são:
- HPV: é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu).
- Sífilis: entre 10 a 90 dias após o contágio, feridas podem aparecer no local em que o vírus entrou. O tratamento é feito por antibiótico, prescrito pelo médico;
- HIV: vírus causador da AIDS que ataca o sistema imunológico do indivíduo. O tratamento é feito pelo uso de antivirais. O urologista detecta a doença por meio de a solicitação de exames laboratoriais e, nos casos positivos, encaminha para dar sequência no tratamento com a especialidade de imunologia.
Ainda não foi ao urologista recentemente? Então não perca mais tempo, entre em contato e agende sua consulta com a nossa equipe! Acesse o SAIBA MAIS e nos acompanhe nas redes sociais!