Pacientes que sofrem de obesidade, ou obesidade mórbida, enxergam na cirurgia bariátrica sua última esperança de restabelecer a integridade de sua saúde. Mas ainda persistem dúvidas em relação ao procedimento, como “quanto de peso eu posso perder com a bariátrica?”, por exemplo.
É pensando em trazer maior conscientização e informação sobre a cirurgia bariátrica que elaboramos este post, onde explicaremos qual é o máximo de peso, em média, que um paciente bariátrico pode perder com o tratamento.
Antes, é necessário entender que a cirurgia bariátrica é o nome dado a operação que se vale de diferentes técnicas cirúrgicas para sua realização.
Por exemplo, a cirurgia bariátrica, atualmente, é amplamente realizada por videolaparoscopia. No caso, não é necessário o corte no abdômen do paciente para acessar o estômago, bastam pequenos furos para a inserção dos aparelhos que auxiliarão o médico-cirurgião na bariátrica.
Muito do peso perdido depende da técnica utilizada para a redução do volume estomacal, que configura a cirurgia bariátrica e irá provocar a perda acentuada do excesso de peso. É sobre elas que falaremos a seguir.
Bypass Gástrico (Y de Roux)
Bypass gástrico é uma das técnicas mais utilizadas na realização da cirurgia bariátrica mundialmente. Só no Brasil, ela representa mais de 70% dos procedimentos realizados.
A cirurgia bariátrica por bypass consiste, a grosso modo, em duas operações em uma. Ou seja, será realizada a redução do volume estomacal, associada ainda a um desvio intestinal na primeira porção do órgão.
Com essa combinação, estimula-se a produção de hormônios ligados à saciedade. Dessa maneira, a bariátrica permite ao paciente ingerir menores quantidades de alimento para se sentir satisfeito.
A média de peso eliminado com a bariátrica bypass, gira em torno de 50 a 70% do excesso de peso.
Sleeve (Gastrectomia Vertical)
O Sleeve vem conquistando cada vez mais protagonismo entre as técnicas da bariátrica, muito por ser mais otimizada e eficiente, mesmo para um método relativamente mais recente.
A técnica Sleeve, permite a realização do procedimento por apenas uma única operação, consistindo na redução do volume estomacal.
No caso, o estômago é transformado em um fino tubo, com capacidade entre 80 a 100 mililitros (ml). Essa redução também promove a produção de hormônios relacionados à saciedade, possibilitando perda de peso comparável à do próprio Bypass.
Sem contar que é mais rápida e simples, levando a uma recuperação mais rápida também.
Essas são duas das principais técnicas bariátricas, ou, as que são mais realizadas e estudadas no mundo inteiro, proporcionando maior segurança e avanço tecnológico, oferecendo mais segurança e eficiência ao paciente.
Tem mais dúvidas sobre a cirurgia bariátrica? Nós podemos te ajudar. Agende agora uma consulta e venha conversar conosco!
Acesse o SAIBA MAIS e nos acompanhe nas redes sociais!