A acupuntura é uma terapia chinesa milenar que, ainda hoje em dia, suscita diversos benefícios à saúde de todas as pessoas, e pode ser associada a outros tratamentos. Neste artigo, explicamos para quem é recomendado a acupuntura, se há contraindicações e quais seus benefícios.
A quem se recomenda a acupuntura?
A princípio, não há nenhuma contraindicação para a realização de sessões de acupuntura. Sendo assim, pessoas de qualquer idade, com ou sem queixas físicas, podem se beneficiar dela.
A acupuntura é recomendada para uma diversidade de casos envolvendo problemas de saúde, sejam eles físicos ou emocionais, possibilitando uma convergência de métodos terapêuticos que visam o alívio de sintomas e melhor bem-estar do paciente.
Com o estímulo de pontos espalhados pelo corpo, seguindo um mapa específico para este fim, as sessões de acupuntura visam promover o reforço imunológico natural do corpo, ao tocar em terminações nervosas referentes a diferentes tipos de sintomas e problemas de saúde.
Entre as principais queixas e patologias tratadas pela acupuntura, estão:
- Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
- Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
- Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
- Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca;
- Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
- Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
- Distúrbios de sono como insônia.
As agulhas da acupuntura podem transmitir doenças?
Toda sessão de acupuntura deve ser realizada com agulhas descartáveis, jogadas fora, devidamente, após o término da sessão.
Portanto, ao realizar um procedimento de acupuntura, assegure-se de que esta é feita por um profissional competente, e que segue as normas da Anvisa que obriga à utilização de material descartável.
Quais os benefícios da acupuntura?
Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, doente ou não.
Além disso, a acupuntura também pode ser benéfica durante a gravidez, pois ajuda a diminuir as variações hormonais frequentes neste período, alivia dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga.
Tem interesse em conhecer a acupuntura, na prática? Então, agende uma sessão conosco e acesse uma rotina mais leve e sem dores! E acesse o SAIBA MAIS e nos acompanhe nas redes sociais!