Pedra no rim é um problema muito comum, de fácil prevenção e tratamento, mas que muitas pessoas desconhecem seus sinais, negligenciando-os e gerando ainda mais desconforto a sua rotina. Por isso, trouxemos neste artigo, 3 principais sintomas de pedra no rim.
A pedra no rim, ou cálculo renal, como também é conhecido, é um fenômeno que ocorre a partir do acúmulo de cristais, gerando a pedra no rim. Principalmente devido à ausência de uma boa hidratação na rotina do paciente, ou uma alimentação rica em sal e proteínas.
Os cálculos podem variar de tamanho, mas, de maneira geral, apresentam sintomas dolorosos que, com o passar do tempo, se intensificam e debilitam o indivíduo em suas atividades rotineiras.
Para saber quando procurar ajuda especializada de um urologista, profissional recomendado para o tratamento de pedra no rim, confira a seguir 3 dos principais sintomas de pedra no rim:
1. Dor intensa é o principal sintomas de cálculos renais
A dor de pedra no rim é muito forte, afetando a parte inferior das costas, ou a lateral do corpo, e surge quando a pedra é causa obstrução da drenagem de urina, em geral, quando a pedra sai do rim e começa a descer em direção ao ureter ou bexiga.
As cólicas renais provocadas pela pedra no rim, podem ocorrer em picos de dor intensa, que vão e vem, durando cerca de 20 a 60 minutos. A dor é repentina e pode irradiar para outras partes do corpo, como a virilha, por exemplo.
No caso dos homens, a dor pode irradiar para os testículos e, nas mulheres, para a vagina. Além disso, à medida que a pedra no rim desce, pode surgir dor na parte inferior do abdômen.
Essa dor, característica da pedra no rim, muitas vezes é descrita como sendo semelhante à dor do parto.
2. Necessidade de urinar frequentemente também pode caracterizar pedra no rim
A pedra no rim pode gerar a necessidade de urinar frequentemente ou urgência em urinar, algo comum quando a pedra no rim se aproxima da junção vesico-ureteral (parte que une o ureter e a bexiga).
3. Dores ou ardor ao urinar pode ter relação com pedra no rim
A dor ou ardor ao urinar é o sintoma mais comum de infecção urinária, mas pode ser gerada pela movimentação da pedra no rim, que passa pela uretra para ser eliminada pela urina ou pelo bloqueio da passagem da urina.
O tratamento para pedra no rim é relativamente simples, mas é necessário reconhecer os sinais e procurar imediatamente o urologista.
Não sofra mais com dores de pedra no rim, agende agora uma consulta conosco porque podemos ajudá-lo
Acesse o SAIBA MAIS e nos acompanhe nas redes sociais!